terça-feira, 14 de abril de 2009

"ENSEADA DO SEGREDO", de Morgana Gazel.






Ignorar não é não saber; há um saber além do conhecimento obtido através da razão
(Morgana Gazel)



"Enseada do Segredo tem como foco uma mentira familiar e se situa num subúrbio imaginário do nordeste brasileiro, no período da ditadura militar. Frederico, o protagonista da história, ignorava tanto a mentira familiar como a realidade por trás da ordem estabelecida em seu país. Mas, o que lhe era negado conhecer, Frederico pressentia... como se algo errado houvesse em torno de si. Ambas mentiras interferindo em sua vida. A narradora, Morgana Gazel, leva o leitor através de uma trama instigante em que os dramas humanos são revelados em dupla perspectiva: a de quem agiu e a de quem foi envolvido na ação. Desse modo, os personagens não são separados em categorias distintas de bons e de maus. Todos atuam sob o comando de sua humanidade. Porém, não basta revelar. Aquele que se importa com seus iguais arrisca-se a sugerir caminhos. É o que a narradora faz, através da tendência subliminar, em seu relato, para favorecer a vida, os bons costumes e a conscientização de direitos e deveres. O livro apresenta, portanto, um aspecto educativo. O que se justifica; pois a educação é uma condição necessária a uma condução mais harmoniosa do homem no mundo. Enseada do Segredo é um romance com cunho psicológico. " (Morgana Gazel)


Eu li e, através da narrativa, o leitor é levado à reflexão de maneira leve e tranqüila. A linguagem é direta e simples, suavizando o conteúdo profundo. O livro toca as mentes e os corações jovens e adultos, buscando a “humanização do homem” em cada conduta, diálogo e ação dos personagens. Trata-se de um mergulho em nós mesmos. Um caráter exploratório aparece refletido nesse processo de escolha e tomada de decisões. Fazendo com que cada leitor se reconheça e sinta o desejo real de se buscar e conhecer. Nos deparamos com conflitos emocionais sobre julgamentos, medos, certezas, decisões, mudanças... VIDA.
Vi que na vida, tudo sempre tem outra perspectiva, o que sempre dá uma saída, uma solução para o problema, e não criar outro... como romper com o passado, com as "cobranças" alheias, se, nós mesmos também cobramos, julgamos e condenamos o tempo todo? Mergulhar em nós mesmos pode assustar, no início, dá sensação de que vamos perder o fôlego, mas, como Fred, precisamos assumir riscos e nos permitir crescer. Romper com a imaturidade, ainda que através de um impulso... o que começou errado, não quer dizer ERRO, tudo pode se acertar. A hipocrisia que nos ronda, onde, ao vivermos situação semelhante a que julgamos em outrem, se vê em nosso caminho, e repetimos o que acusamos de erro no outro. E aí?! Será acerto, só porque fui eu quem tomou a decisão? Os outros sempre errados e culpados e nós, sempre certos e isentos de culpa? Só nós somos vítmas, ou vitmamos outros? Ir, ficar, voltar... antes que causemos alguma explosão no "cadinho" de nossas vidas, coloquemos a cautela, o cuidado, a humildade, a tolerância, como substâncias vitais, e, na temperatura certa, evitaremos grandes explosões e destruições. Tudo na medida certa, respirando e deixando passar, fica melhor.

Uma leitura recompensadora. Muitas vezes ficamos com "receio" de adquirir um livro de autor "desconhecido" e deixamos passar boas oportunidades. "Enseada do Segredo" é uma dessas oportunidades. Vale muito a pena ler, se "refrescar", se deliciar com ele e consigo. Acabamos nos identificando e reconhecendo certas atitudes nossas nele e, se deixarmos nossos corações e mentes serem tocados, aprendemos muito sobre nós e nossa condição humana. 

Eu amei esse livro! Li o romance e as entrelinhas.
Quem quiser mais informações: http://morganagazel.blogspot.com.br/
Pat Lins

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário/participação. Obrigada, pela visita! Volte sempre!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails