terça-feira, 14 de agosto de 2012

INSISTIR x PERSISTIR x DESISTIR


Olha, a convivência diária nos faz entender, na prática a diferença entre muitas confusões que fazemos...

Por exemplo: a diferença entre INSISTIR e PERSISTIR.

Para mim, é assim: quando você está diante de uma situação e sente a resistência e, por mais que mantenha esse rumo, sempre vem algo que nos faz ver que não é o caminho e continuamos, trata-se de INSISTÊNCIA. Pelo que venho constatando, o insistente só tem foco em suas próprias crenças e convicções, nem se permite escutar e ver ao seu redor... Quer é ir, afirmando ter que chegar a todo custo. As dificuldades e o campo de impedância não diminuem, como um sinal de alerta, como uma parede, mesmo. Por mais que "insista", o caminho não se abre. Trata-se do intransponível, porque, simplesmente, não é o caminho.

Já, quando estamos diante de uma situação e sentimos que mesmo com uma força de resistência, existe a consciência do que e de como deve-se passar para chegar, e a gente entende que precisa ajustar esse movimento, trata-se, ao meu ver, de PERSISTÊNCIA. É como se a força contrária fosse um sinal de alerta de que é o caminho, mas, não há como entrar senão de determinada maneira. Ou seja, ao recuar, percebe-se que algo muda em nós e a gente passa a saber como agir e, ao voltar, a resistência diminuiu. Se diminui é para manter o rumo. É como se diante da "persistência", sendo o caminho, ele vai abrindo e você sente esse movimento de abertura, como se a dificuldade fosse diminuindo. O impossível não existe, porque é o caminho.

Assim, se estivermos diante de um desafio e percebemos que não há portas, apenas paredes, não INSISTA em esbarrar nessa parede. Entretanto, se percebe que ao olhar ao redor enxerga uma porta, vá até ela e tente abrir. Talvez, por uma questão de tempo ela esteja emperrada, daí, se percebe que é só uma questão de tempo e jeito, PERSISTA e vá em frente! 

Um segue o caminho sagrado da FÉ, persiste porque SABE estar no caminho certo. Outro, segue o caminho de TEIMOSIA, vai porque quer ir por ali e insiste, mesmo sem NEM SABER onde está ou para onde vai.

De qualquer maneira, para saber a diferença tem que estar com a mente quieta e o coração tranquilo - e não é uma coisa de pensamento vazio... tem que ter atitude, tem que sentir da alma e deixar percorrer cada poro e tem que ter equilíbrio entre RAZÃO e EMOÇÃO, senão, vai sempre insistir no caminho errado, agindo da maneira inadequada e cada vez mais distante de onde deve chegar. É muito mais um trabalho de elevação pessoal, de consciência real do que joguinho de fantasia. Insistir é no erro. Persistir é entender que a melhor relação com o Tempo é dar tempo ao tempo, porque o que precisava ser feito, já o foi. A insistência é dura, densa, pesada. A persistência é maleável, fluída, ainda que encontre a resistência do tempo certo das coisas. Pois é, um insistente age por impulso e não respeita nem o tempo, nem o espaço. O persistente sabe que sempre é hora de manter a calma e seguir a intuição. O problema é que muitos são instintivos, agitados e reativos e juram a si e aos outros que são intuitivos, calmos e ativos... Ou seja, precisamos nos conhecer e nos identificar com precisão, senão, vai achar que "água mole em pedra dura, tanto bate até que fura", em vez de contornar a pedra.

A vida nos ensina isso: uma semente é persistente; uma pedra é insistente.

Depois disso tudo - e nesse meio, também... - precisamos saber QUANDO DESISTIR. Nem sempre desistir é deixar de ir. Em alguns casos, desistir é poder ir, por outro caminho, para persistir. Diante do desgaste da insistência, até o dia em que entendemos que não era por ali, desiste-se de seguir e manter o que não é e abre-se para o que é para assim, saber onde persistir.

Tanta coisa para aprendermos todos dia... por isso que anoto tudo aqui, para ir cumprindo algumas estapas, me lendo e aprendendo. Se o começo é aqui e agora, começo a plantar algo novo de hoje em diante, até saber se é para INSISTIR, DESISTIR ou PERSISTIR. Sempre se mantendo no aprendizado, porque enquanto aprendemos, o erro por ter tentado não é burrice, mas, o erro de ter se mantido no erro o é.

Pat Lins.

Um comentário:

  1. Muito bom, Patrícia!
    O que eu precisava para me ajudar numa reflexão.

    :)

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário/participação. Obrigada, pela visita! Volte sempre!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails