quarta-feira, 25 de setembro de 2013

SER GORDO NÃO É DOENÇA. DOENÇA É DOENÇA!


Me veio à cabeça uma frase que me identifiquei:

SER GORDO NÃO É DOENÇA. DOENÇA É DOENÇA, SEJA GORDO OU MAGRO!

Em meu caso, posso afirmar que está tudo em ordem com a saúde: o cardio disse que posso morrer de qualquer coisa, menos do coração; o clínico me disse que estou mais limpinha do que boca de bode... assim, é só estética. Ah, estético é estético. Existe uma relação exagerada - porém, com precedentes - entre estar acima do peso e estar doente... se fosse assim, nenhum magro adoeceria - falando de uma maneira geral. 

Ultimamente, estou nessa campanha, que não é a favor, nem contra ser gordo, e sim, ser feliz, ser gente e fazer o que precisa ser feito na vida: VIVER. 

De repente, vi esse tema rolando pelo "face" e decidi aderir, para ver se a gente quebra essa onda de estigma, estereótipo, superficial... modelo imposto... Cada um é e deve ser como é, sem essa de se enquadrar em padrões. Se está gordo e sente que precisa emagrecer, que emagreça, quando conseguir. O que aprendi desde que engordei, foi que a vida anda do mesmo jeito. A cobrança da aparência é que pesa... Problema de saúde que agrava com o excesso de peso, lógico que precisa ser tratado. Problema de saúde que acomete a quem é magro, lógico que deve ser tratado. Entende?!

Não é apologia ao "coma besteira", nem todo gordo come "besteira" - tanto que eu sou saudável - mas, come em horários errados, faz pouca - ou nenhuma - atividade física, etc. É apenas uma alerta ao padrão rigoroso de se ser alto e magro por imposição.

A QUESTÃO É SER SAUDÁVEL. Já vi tanto gordo fazer loucuras para emagrecer e tanto magro que faz loucuras para não engordar... E magros que fazem de um tudo para ganhar uns quilinhos... 

Mas, claro, com toda essa cobrança social, nós que não nascemos, mas nos tornamos seres sociais, também somos cobrados a seguir um padrão... isso é que me incomoda, seguir uma ditadura - neste caso, de moda - que, hoje, leva a magreza ao seu extremo de loucura e investe com tudo na auto estima de quem não está nesse padrão. E, ao longo dos meus anos de vida, parei para observar uma coisa simples e que está acima do nosso tempo, que é a natureza. Ela é diversa, vasta e repleta de tons, cores e formas. Fora que, a própria natureza humana é de nascer, crescer e morrer, cada um ao seu tempo e de uma maneira que NINGUÉM, até hoje, conseguiu descobrir previamente, esse quando, como e onde. Portanto, a gente tem muito mais a se ocupar. Isso não me impede de querer voltar aos meus 56 kg - ou, até, 60 kg -, mas não deixo de viver meu dia a dia, de ser feliz, de amar e ser amada... e tranquila, por saber que meus exames estão OK. Gordo ou magro, fazer check up é fundamental. Já escutei um senhor magro falar para a esposa - bem mais jovem, porém gorda - que ela precisava emagrecer, pois, veja ele, com quase 60 anos e enxuto... Ela, por sua vez, rebateu: "pois é, mesmo gorda, eu aguento subir aquela ladeira e você chega colocando os 'bofes' para fora! Não é ser gordo ou magro, é saúde e cuidado com ela... Nem atividade física você faz. Só ser magro não é sinal de boa saúde não!". Esse é o ponto mais importante SAÚDE!

A gente ainda tem um caminho tão longo para viver e aprender e tanta coisa a desconstruir, para, enfim, evoluir que, de nada adianta se consumir com qualquer coisa. Tenho certeza que é muito mais fácil emagrecer, aceitando-se como gordo primeiramente, do que se impor, apenas pela aparência e por necessidade de auro afirmação. Mesmo assim, um dia, emagreço... Já tive que superar tanta coisa PRIORITÁRIA, nos últimos 7 anos que, francamente, como avisei a uma senhora que veio me dizer - há 7 anos - que eu "tão bonita, deveria emagrecer": PRIMEIRO O QUE DEVE VIR PRIMEIRO, DEPOIS, O QUE DEVE VIR DEPOIS! Cuidei de recuperar a minha vida, após tantos problemas que desencadearam um efeito cascata em minha vida. Foram 7 anos de quedas e levantar! Depois, se manter. Hoje em dia, apenas VIVER.


Bom, afinal de contas, na vida, tudo o que importa é uma questão de EQUILÍBRIO!

Putz! Libertadora essa frase, que acabou se desenrolando num post.

Pat Lins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário/participação. Obrigada, pela visita! Volte sempre!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails