sábado, 28 de dezembro de 2013

ACEITAR NÃO QUER DIZER SE SUBMETER A


Ter que aceitar as pessoas como elas são não quer dizer se submeter a todo e qualquer tipo de brutalidade ou demonstração de infelicidade por não saber ser grato/a pela vida.

Algumas vezes, aceitar quer dizer reconhecer que algumas pessoas são incapazes de se reconhecerem como nocivas. Em geral, essas pessoas se colocam como vítima, por não estarem conectados consigo e, nesses casos, não estão na ação, já agindo. Entendeu?! FALTA DE CONSCIÊNCIA!

Esse é o maior perigo. Não sei se existe um dispositivo mental - ou se falta um - onde a pessoa se desconecta do real e se fecha num mundo próprio, mas o corpo, a boca e palavras ferinas continuam a atacar.

Isso muito me preocupa. Enquanto muitos de nós está - ainda que maneira tosca, errando e acertando - se esforçando para aprender a lidar com seus defeitos e qualidades, essas pessoas - sejam amigos, família, conhecidos, conexões indiretas... - insistem em proliferar um azedume do cão.

Para 2014, ainda mais do que até 2013, a DS - Distância Saudável - se faz mais presente em minha vida. Um tipo de filtragem a respeito de quem vale a pena - em geral, por afinidade - estar ao meu lado.

Venho aprendendo que respeitar o outro é respeitar a si, antes de tudo. Viver em embate gera tensão e não faz bem a ninguém. 

E o que mais venho aprendendo é que, como imperfeita, muitas vezes, não sei lidar com pessoas que exprimem mais os seus defeitos do que as suas qualidades... pessoas que insistem em serem grosseiras, chatas, impulsivas, agitadas ao extremos negativo, sem limite, que não sabem demonstrar amor, carinho ou afeto, etc. Isso faz com que use a DS de maneira auto preservativa... Quando são pessoas próximas, da família ou afins, é um pouco mais delicado... me resumo a encontros causais e esporádicos, a fim de manter a boa convivência, pacífica e harmoniosa... com o objetivo de manter a PAZ.

Pois é... ter que lidar com a gente já é demanda para uma vida inteira - e toda uma eternidade -, imagina ainda ter que ter que desenvolver a capacidade de ter que entender o tempo inteiro aquele outro que não se ajuda, nem se esforça e nem aceita que é humano e imperfeito e ainda vive atacando... 

Em 2014, conviverei em estado de soma e multiplicação: somando com quem soma, multiplicando o que o resultado dessas somas é capaz de gerar de bom! Infelizmente, nesses casos, se faz necessária uma subtração e divisão: diminuo o contato com quem não traz a alegria e a vontade de ser leve e feliz e divido um pouco do que absorvo em companhias valiosas nesses momentos, na esperança de despertar, nessas pessoas, algo de bom, quem sabe.

Que em 2014 o bem prevaleça! Que em 2014, o amor impere! Que em 2014, a alegria assuma o seu posto! 

Obrigada, meu Deus, por me dar a oportunidade de conhecer tanta gente preciosa! Tanta gente generosa! Tanta gente em processo de busca e reconhecimento das suas limitações. Pois é... o problema não é o defeito, mas o não revelar as qualidades, muito menos ter a humildade de se assumir humano e imperfeito. Essas pessoas não fazem parte do perfil: vamos somar juntos! Essas pessoas se isolam em suas próprias ações. Nada que com amor acumulado, não possamos tentar estabelecer - ainda que tosca e indiretamente - contatos com gotinhas de afeto. Bom, sempre que eu tiver um saldo de paciência, tolerância e maré mansa, porque quando a maré enche, e fica tudo uma correria temporária, lidar com determinados ataques é entrar em zona de fogo cerrado... assim, "tô fora!".

Que a paz impere em nossos corações e mentes! Amém! Que assim seja! Deus queira! Oxalá! etc etc etc

Pat Lins.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário/participação. Obrigada, pela visita! Volte sempre!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails