domingo, 16 de fevereiro de 2014

TINGA - A REPRESENTAÇÃO CLARA E ÀS CLARAS DE QUE O RACISMO EXISTE, SIM!

Para escutar seu desabafo: Globo Esporte
Lastimável não é o racismo no futebol... Lastimável é O RACISMO em si! 

Precisou explodir num esporte para que se torne um tema a ser debatido com mais seriedade. Não bastam punições... isso apenas vai mascarar e impor uma nova pseudo ordem. 

É necessário e de suma importância falar abertamente. Assumir, reconhecendo claramente que o racismo existe, sim! Velado, escondido... disfarçado com nomes e situações protegidos pela Lei. Não penso que punição a atitudes preconceituosas, de um modo geral, ou qualquer forma de discriminação devesse constar em Lei... deveria ser uma postura pessoal não ter esse comportamento. 

As pessoas deveriam ter uma conduta ética e moral mais respeitosa. Essa cultura antiga de um povo querer se sobrepor ao outro dá nisso: a manipulação do poder, do desejo entorpecente de querer ter o que não te pertence, do não construir o seu, no seu espaço... e dá nisso: a subjugação do outro em detrimento de um interesse próprio. Ou seja, vou queimar seu filme para todos te odiarem e te verem como algo asqueroso, para que, assim, eu consiga te desestabilizar em sua dignidade, cerceando a sua liberdade e, com isso, destruindo você! Tem coisa pior do que isso? Imagina numa dimensão descomunal como, nada mais ou nada menos do que o mundo inteiro contra você?

Ah, mas falar em racismo é perda de tempo, deixa a Justiça cuidar disso! Para mim, antes de se chegar à Justiça, justiça seja feita, cada um de nós precisa rever seus conceitos. Não é impedindo piadinhas ou deixar de chamar o outro de "negão" que vai fazer essa desconstrução do mal feito e implantado, enraizado até a alma. 

É muito cômodo, para nós que não temos a pele negra, "vermelha", "amarela", os olhos puxados, os cabelos crespos, que somos heterossexuais, classe média, "estudados" - como diz o povo - nos doermos com os alertas contra o racismo. Mas, para quem vive o peso da sensação de diferença como algo pejorativo, por conta desses características, esses sim, sabem o que é essa dor! Para a gente, apenas um discurso de algo distante e aparentemente inexistente, afinal, ali onde não estou, nada deve existir...

Eu não sou branca 100%. Venho de família mestiça em todos os aspectos, inclusive as várias tonalidades e colorações das peles, cabelos, olhos, dentes e etc. 

Questiono muito como alguns religiosos fazem as colocações Bíblicas de maneira preconceituosa sobre as cores de pele, que já induzem - através, não do que está escrito, mas como vem sendo interpretada e usada até os dias atuais - de que quem já existia antes do povo "de Deus" não era de Deus... Como os negros, os índios e, sim, os orientais. Em alguns casos, afirmam que viviam na "ignorância" de Deus, mas, a partir do momento que lhes é apresentada a "palavra", deixem TODA  a sua vida e crenças para trás; rompa com a sua cultura, porque ela é do mal. Aqueles de "cor" que aceitarem a palavra de Deus, nos moldes como lhes fora colocado, serão aceitos como humanos... Antes, eram seres sem alma. De fato, não conhecem os psicopatas, esses, sim, são seres sem alma, coração ou boa emoção - e podem ter qualquer cor de pele e cargo, de preferência os mais elevados hierarquicamente.

Meu questionamento: se Deus é o Criador de todo o Universo, quem não é filho dele? Até o próprio Lúcifer foi criação divina. A sua revolta, essa sim, é própria e pessoal, ou "angelical" do portador da luz que perdeu a sua luz.

Pois é, como lidar com esse tabu GIGANTE, chamado de preconceito, discriminação e, neste caso específico: RACISMO, se ele vem de maneira arquetípica desde a gênese Bíblica? Aliás, na gênese não, porque no livro Gênesis eram apenas terra, água e escuridão, até se fazer a luz... depois, vieram as primeiras criaturas, depois Adão, Eva e o cão - ops! a serpente... Até chegar a Abraão, nosso primeiro patriarca reconhecido como tal. Considerando que quando a Bíblia fora escrita, muito e muito tempo já havia transcorrido desde a criação da Terra - porque, é bom situar e contextualizar, nem a todos era permitido acesso à leitura, muito menos conhecer outros dialetos... era tudo, numa visão própria da época, como maneira de se manter a "ordem" e o "equilíbrio", guardado e assegurado, apenas, entre os que se intitulavam competentes para tal... e, assim, mantinham o???? PODER! Olha a palavrinha mágica de novo! Sem contar a trajetória do desenvolvimento da escrita, onde e como se arquivavam os conhecimentos... - pois sim, voltando ao início da frase, ao se considerar esse ponto, quando e quem começou a escrever a Bíblia antes do período Mosaico? Quem era o organizador das ideias e do que seria, de acordo com relevância, constar ali? Bom, melhor parar, porque não é esse o ponto em si. O ponto é o arquétipo tendencioso de subjugação dos povos em detrimento do interesse em seu terreno.

Tá, e Tinga nisso? Hoje, 2014 anos após o nascimento de Cristo, que DEU sua vida, em Vida, como exemplo de vida e virtude, através da sua divina sabedoria e CONSCIÊNCIA, e nos deu a sua morte, como prova do seu amor por esse povo ingrato, que somos e nada aprendemos com isso... Pois é, ainda hoje, nada, nem um tiquinho apreendemos dos Seus REAIS ensinamentos, além de retóricas belíssimas e discursos inflamados e aclamados de que devemos seguir a vida que Cristo nos ensinou... Somos um bando de hipócritas! A Bíblia, por exemplo, não prega o racismo ou qualquer tipo de preconceito, apenas fala e retrata o povo de Abraão e sua descendência, afinal, ele existia em meio a outras pessoas, ou não?! Isso é que ninguém se dá conta! E é isso que me instiga e inquieta de uma maneira positiva - entender! Se retrata a partir da visão do povo de Abraão, naturalmente, a sua realidade é o recorte e o ângulo por onde tudo é visto. Beleza! Era natural que, através de um controle e o poder da época, os casamentos fossem entre pessoas da mesma nação. Ou seja, naturalmente, as características físicas se mantinham. Deu para entender, um pouquinho, que não se trata de discriminação, apenas de organização cultural de um povo? Daí, com isso, ao se permitir explorar terras mais afastadas, se dão conta da existência do "diferente". Depois, com o intuito de dominar e possuir mais terras, nada mais "nobre" do que impor a força e permitir escolhas: "ou nos dá ou guerra!". Com isso, nações tiveram que perder seus espaços e a mistura começou... porém, os escravizados, desde aquela época, eram considerados povo fraco. Essa marcada se instalava e era propagada, não com ferro quente, e sim através das características fenotípicas visíveis daquele povo. Isso, por acaso, não se torna um arquétipo, em seus tempos e nos seguintes e seguintes e seguintes? Hitler não desejou tanto manter sua raça pura e ariana, dizimando tantos judeus? Os desejos pelo poder são tão insanos que concordo com Alvo Dumbledore - em Harry Potter - onde prefere não assumir aquilo que ele não tem controle... e o poder, muitas vezes, sobe à cabeça e dispara um ego que infla e infla, sucumbindo à loucura, cedendo aos caprichos vaidosos da necessidade de subjugar o outro para se afirmar como melhor! Assim, quem tem o poder, é o maior. Então, vamos colocar Deus ao nosso lado e usar Seu santo nome para manipular o povo. Quem não estiver comigo, estará contra mim! E começa a mania de perseguição. Consequentemente, a discriminação, através da segregação. E assim, em diversos espaços e tempos, quem dominava impunha a sua característica como supremacia.

Ainda assim, não entendo a origem do preconceito puro e genuíno. Não entendo de onde veio? Com quem? Por quê? Para quê? Qual a sua função colaborativa na construção e edificação dos bons valores? Não vi em lugar algum escrito que a serpente disse a Eva: "Vai, come que vai ficar branquinha para sempre! Tu, Adão e teus filhos!". Nem escutamos Deus dizer a Moisés que apenas os brancos, ricos, bonitos, magros e que frequentem bons restaurante e hotéis de luxo seriam salvos... Ah, por acaso se salvaram do dilúvio?

E Tinga, minha gente? E Tinga? Tinga é apenas - não um "apenas" pejorativo, mas um alerta de que tem mais... - mais um grão de areia nesse mundo de loucura e profusão do "mal". Tinga é a atual representação de que esse mal está mais ativo do que nunca e que as medidas de contenção e disfarces do preconceito cederam! Ruíram as barreiras do fingimento e abriu-se a clareira - que não ilumina nada... - onde podemos VER e OUVIR que SIMMM, O PRECONCEITO EXISTE! E cada dia mais forte! Aquilo que cresce sem a gente ver não deixa de crescer e se fortalecer!

O vexame teve destaque porque foi um jogo importante e transmitido por onde? PELA TELEVISÃO! Alastrou-se como fogo em palha seca. Incendiou e nos fez ver o que se escondia em palavras bem colocadas e pensamentos bem mal intencionados.

Tinga é mais um que sofre esse mal, por nada! 

É mais um SER HUMANO que paga uma pena alta, apenas por seu fenótipo marcado como povo fraco e que merece o desprezo, por ser uma PESSOA COM A PELE ESCURA!

E não entro na seara: caráter! A falta de bom caráter está em todas as cores! Só que associam aos negros, simplesmente, por uma má formação histórica, onde destruíram as tribos africanas - independente da ajuda de tribos rivais... - e trouxeram-nos para cá, levaram-nos para lá, distribuiram por onde havia necessidade de mão de obra forte, robusta ao custo de maus tratos. Para onde? Para Brasil, Estados Unidos... Aqui, para uma região que já existia, onde índios viviam em LIBERDADE, que ainda não era nome de bairro, mas uma forma de vida. Exterminaram tudo em nome dos seus próprios interesses e os denominaram, também, seres sem alma. Os jogaram aqui e, depois de perceberem que perderiam o poder, como último golpe estratégico, alforriaram a todos! Que lindo! Quanta emoção! Carta de alforria! Um documento que provava que eles eram NEGROS LIVRES. Ironicamente - dentre tantas e tantas ironias... - essa liberdade nada mais era do que uma nova prisão! E esta resiste até os dias atuais! Como é difícil empregar um negro em função hierarquicamente elevada! Acontece, mas a cobrança é triplicada. Coitado de Obama! Mártir de uma fachada que já estava em crise mundial e que recebeu a "galinha pulando"... Criaram a imagem de um "salvador" que hoje é condenado por ser, apenas, um homem mortal!


Pois é! Tudo isso vale a pena ser falado. Debatido! Discutido! Cuidado! Assumido! Esgotado! Até deixar de ser um tabu. Até deixar de ser um entrave ao progresso humano! Até deixar de ser algo prejudicial! E não é apenas evitando piadinhas... Nem chamando de afrodescendente que o preconceito vai deixar de existir. Isso se dará no dia em que as pessoas se olharem como PESSOAS. Nesse dia, Tinga não será vaiado, nem escutará sons de macaco, por ser negro. Nesse dia, não será preciso ter um artigo em algum código penal que puna quem cometer atitude discriminatória, porque isso não será mais parte da conduta de ninguém. Nesse dia, as seleções para entrevista de emprego serão mais limpas e neutras, baseadas em competências. 

Mas, antes desse dia, muito deve ser feito! Educação deve chegar a TODOS, principalmente aos mais pobres - onde, por consequência de uma história que ninguém quer contar, estão a grande maioria dos herdeiros das "cartas de alforria". Educação não para ser funcionário de cargo elevado numa multinacional, mas educação como construção de base moral, ética e compreensiva, com conhecimento escolar e acadêmico. Até esse dia, muito ainda precisamos desconstruir. Muito ainda temos para construir!

Temos um longo caminho. Se começarmos AQUI E AGORA, ele poderá ser possível! Ele começa aqui e agora! No já! Não no depois ou amanhã... 

Racismo não é apenas um crime, é atentado ao pudor! É atentado à ética, à moral, às virtudes, aos bons costumes!

IGUALDADE SE FAZ COM AS DIFERENÇAS EM EQUILÍBRIO E HARMONIA!
COM RESPEITO!

Pat Lins - perplexa por Tinga e por tantos "Tingos e Tingas" mundo a fora e vida a dentro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário/participação. Obrigada, pela visita! Volte sempre!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails